Em 2023, o consumo de vídeo em diferentes formatos alcançou 99,63% da população brasileira, segundo o estudo Inside Video 2024 da Kantar IBOPE Media. Este dado impressionante revela a onipresença do vídeo na vida dos brasileiros e destaca uma oportunidade significativa para empresas que buscam engajar seu público de maneira eficaz.
O estudo mostra que, em média, os brasileiros dedicam 5h14min diárias à televisão linear (TVs aberta e paga) e 2h23min a plataformas de vídeo online. Além disso, 17,31% da audiência de vídeo em um dia típico ocorre via televisão (conectada ou não) e smartphones. Este comportamento cross-media sublinha a importância de uma estratégia de vídeo que abranja múltiplas plataformas.
De 2017 a 2023, a penetração das TVs Conectadas nos lares brasileiros cresceu 23%. Este crescimento reflete uma mudança significativa no consumo de mídia e abre novas possibilidades para anunciantes. Não é surpresa que 43% dos CMOs já considerem aumentar seus investimentos nesse meio em 2024.
Os Shoppable Videos, que permitem aos consumidores clicarem nos itens mostrados no vídeo e serem direcionados para a página de compra, estão emergindo como uma tendência. Com 41% dos usuários de internet no Brasil prestando mais atenção aos anúncios em vídeo na web, este formato oferece uma maneira eficaz de converter visualizações em vendas.
O Inside Video 2024 utiliza dados do Painel 2.0, que combina informações do Focal Meter, instalado no roteador dos domicílios, e do peoplemeter DIB 6, que identifica a audiência de TV. Esta abordagem permite uma medição mais completa dos espectadores brasileiros, coletando amostras das 15 maiores regiões metropolitanas do País.
Para empresas, o vídeo representa uma ferramenta poderosa para engajar e converter audiências. Com a penetração crescente das TVs Conectadas e a tendência dos Shoppable Videos, há uma oportunidade clara para inovar e capturar a atenção do público. Investir em uma estratégia de vídeo bem planejada pode ser o diferencial necessário para se destacar no mercado competitivo de hoje.
É o que a gente sempre diz: vídeos vendem!