Buscar
  • Redação Santiago

Vídeos nativos: Por que engajam mais?

Atualizado: 12 de dez. de 2019

Antes de mais nada vamos começar falando sobre o que são vídeos nativos. Vídeos nativos são os vídeos publicados diretamente nos servidores da própria plataforma onde será compartilhado. Em um passado não muito distante o YouTube era o grande rei quando o assunto era distribuição de vídeos online. O que levou às demais redes sociais apostarem no mercado, como o Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin. Recentemente o Pinterest , que antes trabalhava somente com imagens, também percebeu a atratividade dos vídeos e começou a usá-los com seus usuários.

Cada uma dessas plataformas atende a públicos variados e trabalham com formatos diferentes de vídeos. O Instagram por exemplo tem o stories e o IGTV que trabalha somente com vídeos na horizontal, o Facebook além do seu formato padrão, também oferece a possibilidade de conteúdo em vídeo na horizontal pelos stories. Já o Twitter e o Linkedin só trabalham com o formato padrão, na vertical. Viu, como cada uma dessas plataformas tem suas particularidades?


O Facebook, por exemplo, ciente que o tempo de permanência de seus usuários na plataforma demanda uma maior instantaneidade e objetividade, permite que uma aba flutuante fique reproduzindo o conteúdo enquanto o usuário navega por seu feed. O Whatsapp também utiliza a mesma abordagem quando são compartilhados links de vídeos externos em sua plataforma, com o mesmo objetivo do Facebook, de manter os usuários utilizando a plataforma por mais tempo. Estas empresas agem dessa forma, pois sabem que, de todo o tráfego da internet, os vídeos são responsáveis por mais de 78% dos dados e cada uma quer ter a sua participação nessa distribuição de conteúdo.


A tendência para o futuro é que essas redes sociais se tornem cada vez mais independentes de meios externos para entreter, reter e manter seus usuários. Claro que sua empresa não precisa mostrar presença em todas as redes sociais. Entretanto, o desafio é decidir em qual plataforma irá distribuir os seus vídeos, para que atinjam a sua audiência de forma otimizada e garanta assim os seus resultados almejados.

17 visualizações0 comentário